É um risco criarmos robôs sabendo que um dia eles podem dominar o planeta? Sim! Mas e se eles forem capazes de fazer uma das tarefas domésticas mais árduas de nossas vidas? Vale o risco! A Universidade Carlos III, de Madri, na Espanha, construíram um robô capaz de passar roupas.
“Existe uma demanda crescente por robôs que possam fazer tarefas de nosso dia a dia. Passar roupa é um exercício que, se feito errado, pode causar ainda mais amassados”, diz o comunicado dos pesquisadores publicado na revista New Scientist.
Este no vídeo é TEO, que pesa 79kg e foi criado em 2012. Até então, ele só era capaz de andar e abrir portas. Em sua nova atualização, ganhou uma câmera que capta seu ambiente em três dimensões em alta resolução para detectar dobras e amassados nas roupas.
O algoritmo de TEO mostra ao robô todas as probabilidades de amassados e pontos onde eles são mais frequentes nas roupas sem nenhum tipo de iluminação especial para executar essa tarefa.
É claro que nem tudo é perfeito: o robô ainda precisa de assistência humana para posicionar as roupas na sua frente. “TEO é construído para fazer o que humano fazem da mesma maneira que os humanos”, disse Juan Victores, cientista da universidade.
Os pesquisadores se preparam agora para ensinar novas tarefas para TEO, inclusive para que ele aprenda a repetir trabalhos de pessoas simplesmente ao observá-las. “Teremos robôs como ele em casa. É só uma questão de quem o fará primeiro”, completou Victores.